PAP – HORTA VERTICAL ORGÂNICA EM GARRAFAS PET

Padrão

Atendendo à pedidos!!!!…

Fotografei o passo a passo da minha hortinha vertical 100% orgânica. Agora, todos que tinham vontade de fazer uma dessas em casa, podem pegar as dicas que deixo aqui:

Os materiais utilizados para cada fileira de sete garrafas são:

– 7 garrafas PET todas da mesma cor (aqui usei verde) com tampinhas também de cores iguais (usei as pretas);

– 2 ganchos de metal e furadeira para pendurar as garrafas na parede;

– 1 cabo de aço para varal de, aproximadamente, 1,5 metro cortado ao meio para pendurar as garrafas;

– terra vegetal, terra orgânica e esterco curtido;

– mudas de hortaliças diversas – sugestões: alface, rúcula, chicória, espinafre, etc.

  • 1o passo – faça um corte quadrado ou oval em um dos lados da garrafa deixando, assim, o espaço suficiente em que a muda será plantada e cresça. Repita este passo em todas as garrafas que você for utilizar para plantar suas hortaliças:

Imagem

  • 2o passo – no lado oposto da garrafa faça furos (muitos) que servirão para que o excesso de água escorra:

Imagem

  • 3o passo – em cada uma das duas extremidades da garrafa faça um furo por onde será passado o arame que irá fixá-la na parede. Este mesmo furo deverá ser feito no lado oposto da garrafa, para que o arame vare a garrafa de um lado para o outro (o furo mostrado na foto é este próximo à tampinha da garrafa):

Imagem

  • 4o passo – na parede onde a sua hortinha será montada, fixe 2 ganchos de metal para cada fileira de garrafas à ser fixada. A distância entre os dois ganchos dever ser de, aproximadamente, um palmo. Em um dos ganchos, amarre a ponta do fio de aço para varal para começar a pendurar as suas garrafas:

Imagem

  • 5o passo – a outra ponta do arame deve ser passada pelos furos feitos em uma das extremidades da garrafa, começando pelo furo da parte de cima da garrafa (onde ficará a planta):

Imagem

  • 6o passo –  e saindo por baixo da garrafa (onde escorrerá o excesso de água):

Imagem

  • 7o passo – a garrafa deve ser então posicionada na altura a ser fixada (mais ou menos um palmo abaixo dos ganchos da parede):

Imagem

  • 8o passo – faça um nó no fio de aço de modo que a garrafa não escorregue e fique no local desejado:

Imagem

  • 9o passo – neste momento, a garrafa ficará assim:

Imagem

  • 10o passo – repita os passos 5, 6, 7 e 8 com as outras seis garrafas, deixando sempre em torno de um palmo de distância entre cada garrafa:

Imagem

  • 11o passo – neste momento, as garrafas estarão presas por uma de suas extremidades:

Imagem

  • 12o passo – o nó de finalização da última garrafa  deve ser reforçado:

Imagem

  • 13o passo – com o outro pedaço do fio de aço, faça um nó reforçado em uma das suas extremidades e passe-o pela garrafa (agora de baixo para cima):

Imagem

  • 14o passo – alinhe a última garrafa paralela ao chão e puxe o fio de aço até a altura da penúltima garrafa. ps: atenção para a técnica sofisticada de alinhamento com os pés!

Imagem

  • 15o passo – faça um nó no fio para que ele segure a garrafa na altura desejada e, então, passe-o para o outro lado:

Imagem

  • 16o passo – repita os passos 14 e 15 nas demais garrafas, até chegar na última (próxima aos ganchos), cuidando para que as garrafas fiquem sempre paralelas umas às outras:

Imagem

  • 17o passo – quando chegar na última garrafa, passe a extremidade do fio de aço pelo gancho livre e dê um nó bem forte:

Imagem

  • 18o passo – pronto! Agora suas garrafas já estão fixadas:

Imagem

  • 19o passo – agora é hora de preparar a terra e plantar suas mudinhas! Misture as mesmas proporções de terra vegetal, terra comum e esterco curtido:

Imagem

  • 20o passo – já que a ideia é reciclagem, utilizaremos este equipamento altamente especializado e desenvolvido especialmente para pegar terra e colocar nas suas garrafas (batizado de “pegador de terra”):

Imagem

Note que o tamanho do pegador de terra é exatamente o tamanho do orifício das garrafas. Deste modo, quase não cai terra para fora no momento em que você preenche as garrafas. Por isto, sugiro que vocês também o fabriquem e usem:

Imagem

  • 21o passo – plante as suas mudas de hortaliças. Minha sugestão é intercalar diversos tipos de hortaliças na mesma fileira de garrafas. Por exemplo: muda de alface roxa em uma garrafa, alface lisa em outra, escarola na outra, e assim por diante. Fica mais bonito na hora que as plantas crescem!

Imagem

E aqui está o resultado:

Imagem

Qualquer dúvida, podem comentar no post!

Inté!

Anúncios

»

  1. Ah, Diana, vc é muito fofis, obrigada!
    No momento não irei fazer uma dessas em casa, mas qdo fizer, vou contratar seus serviços de consultoria pessoalmente, rsrsrs
    Adorei a dica da cor da garrafa e da tampa, todas iguais. É pra sofisticar, né?
    rsrsrs bjs e boa semana!

  2. amanha começo a minha ..era isso q eu precisava…adoro artesanato em geral….e trabalhos com pet eu amoooooo….fikam otimos e o meio ambiente agradece……logo logo volto pra contar minha experiencia…….parabens…..

  3. Otima explicação. Sou de Salvador e vou pegar meus dias de folga do Carnaval para fazer a minha. Vou ficar agoniado para ter logo as mudinhas….
    Parabéns Diana, seu passo a passo foi nota 10. Destaque para o pegador de terra.
    Grande abraço, Márcio.

  4. São de pessoas como vc ou vcs que o nosso planeta precisa, temos que divulgar na pratica essas ideias. Assim o Planeta agradece, e a segurança alimentar tambem agradece. Parabens, vcs são nota 1000.

  5. São de pessoas como vc ou vcs que o nosso planeta precisa, temos que divulgar na pratica essas ideias. Assim o Planeta agradece, e a segurança alimentar tambem agradece. Parabens, vcs são nota 1000. Sou tecnico agricola e preciso compartilhar essas ideias…

  6. Olá parabéns! inspirado na sua horta… fiz uma aqui em casa na minha janela da cozinha… usando oito potes de sorvete… azul e amarelo… ficou bem legal…. mas queria cultivar esse alface ai que não precisa arrancar… mas até agora não achei… ajuda ai….

  7. Vou fazer a horta é uma ótima dica e gostaria de saber,porque no meu corredor o sol pega nele inteiro uns 6 a 7 meses no ano.Gostaria de saber se vai prejudicar a minha horta e nos outros meses o sol pega acima do muro.

  8. vou fazer no pallets, tenho um aqui na minha casa porque o meu muro é de bloco, ai tenho que chumbar o gancho, ótima dica, estava procurando na Internet e achei obrigada pela a ótima dia dica, de uma achei outra, obrigada abraço

    • Ana Caroline,

      na região onde moro o sol não esquenta como no norte do Brasil, por exemplo. Acredito que lá as plantas sofreriam um pouco mais. Uma maneira de evitar que isto aconteça seria plantando em muros onde só há insolação no período da manhã.
      Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s